Sobre

Blog com objetivo de contar um pouco sobre a minha rotina no colégio SESI e outras cositas más :D
Não vou nem postar no face, essa postagem é mais uma resposta a um desejo de escrever do que um arquivo pro blog. Bom, estou no décimo terceiro dia de férias e a falta de ir ao colégio, de ter algum trabalho pendente ou coisa do tipo, me desperta uma vontade absurda de postar. Mas, porém, entretanto, todavia, eu não tenho o que postar. Então, no meio da madrugada, resolvi pegar o notebook e soltar o verbo! (Mas amiga, se não tem o que postar, vai escrever o que?) Vou falar um pouquinho - ou não - sobre as minhas férias. Já falei sobre férias aqui, whatever. É com grande tristeza que comunico: Não foi dessa vez que eu consegui viajar! Pois é queridos leitores, Londres vai ter que esperar eu ficar rica. Porém, ainda consegui ser feliz!!! Uhul! Quando eu tenho NADA pra fazer, minha criatividade fica aguçada. Fico completamente doida por inventar, até música ja consegui escrever nesse período! Eu vejo milhares de videos no amigo Youtube e crio maquiagens, cremes pra pele, até meu caderno do ano que vem eu to fazendo a capa. De certa forma as férias estão acabando, porque janeiro tem PAS. Mas depois ainda sobra um tempinho. E o que eu ando fazendo além de inventar moda, hãn??? YEEES! Doses assustadoras de livros, filmes e músicas!!! Todo mundo devia ter isso, melhor coisa! Ah, e no momento estou lendo um livro que fala sobre filmes! É tipo um combo! hahaha Ja que você pessoa que está lendo chegou até aqui, faça me o favor e escute essa música.Aqui ó ela é ótima. Continuando, esse negócio de livro, filme e música é muito bom, fala sério, você aprende muita coisa! Acho que estou vendo uns três filmes por dia! Até faço uma indicação: Vinte anos mais jovem, esse filme é um amorzinho! Aceito sugestões também, obrigada! As férias me deixam muito bem, passo mais tempo com a minha família, faço várias coisas e durmo um mooooonte! Mas acreditem, morro de saudade do colégio. Acho que eu sou meio fora da casinha, como pode uma pessoa gostar tanto de ir pra escola? Se eu tivesse vocação seria professora, juro!! E me desculpem, mas uma coisa que eu tenho feito muito foi planejar o ano que vem, pensar em tudo que pode acontecer... não vou entrar em detalhes porque pretendo fazer um texto sobre as metas de 2016! São 03:17hrs vou ficar por aqui, pra me despedir, uma frase:

“As férias são como uma caixa de surpresas, enorme e misteriosa, nelas nos esperam as experiências mais intensas e extraordinárias. Bem, se formos capazes de nos abrirmos e sermos respectivos e vulneráveis ao que a vida oferece.”
Roberta Pardo



Isto não é um adeus.

Um pequeno texto para minhas duas melhores amigas. Bom, se estou escrevendo ele, provavelmente existe um motivo aparente. Pois bem, existe sim. Vocês estão me deixando. Mais especificamente, deixando o colégio, mas o drama dá um ar mais legal às palavras. O que construímos até aqui nos rendeu algo tão forte quanto margem de segurança em distribuição de carga em pilares. Ou concreto armado. Pois é. E temos uma intimidade incrível, uma confiança maior que tudo, ou quase tudo. Você Mari, te conheci em fevereiro de 2012. Não viramos aquelas bests no começo, mas Deus fez de tudo pra nos juntar. Aconteceu. Do nada. O tempo passou e logo estávamos dançando juntas na formatura. Aquela formatura inesquecível que sempre gostamos de relembrar. O ensino médio chegou, nos tornamos amigas inseparáveis, até que você decidiu ir pro Sesi. Eu não queria ficar no Global, mas também não queria sair. Tinha medo, tinha receio, quase morri naquela época. Mas nunca acesso de loucura, escolhi mudar de vez e lá fomos nós. Parece impossível, mas ficamos MAIS AMIGAS ainda. Praticamente irmãs. Até hoje é essa relação, eu sei coisas de você, e você sabe muito sobre mim. Você é o meu juízo em pessoa, a sinceridade que coloca minha vida no lugar.  Preciso, necessito, imploro que essa amizade dure pra sempre. Gabriela Barreto. Um doce de pessoa. Hahaha. E não foi assim que eu te conheci, filhote? Você me ofereceu algodão doce, eu aceitei, você virou amiga da minha best e quando vi, ja tinha te "adotado", como gostamos de dizer. Bom, sempre fui um bicho ciumento, não sei como você conseguiu entrar no meio da gente, mas o fez e hoje é a nossa pequena, nossa criança, nossa filha. Esse pedacinho de gente que não tem juízo,é viciada em jogar, não tem paciência com quem ta começando, fala alto demais... Fala sério, sete meses de amizade e eu ja quero você pra sempre. Saiba que você é um bebê, mas sabe dar bons conselhos de vez em quando, e ADORA soltar umas pérolas né linda?

Então, resumidamente, listei um pouco do que vocês são pra mim. Quero dizer que não sei escrever mesmo, mas gente, não dava pra ficar quieta num acontecimento tão fúnebre. Vou ter que aprender a ir ao banheiro sozinha, passear pelo colégio sozinha e conversar com os professores sem vocês pra dar umas risadas. Não vai ser a mesma coisa criar expectativa com as notas, ficar na sala do Rafa enchendo o saco, jogar conversa fora ou reclamar da vida. Ah, e comentar sobre os outros não é falar mal! Que fique claro. Como vou dividir minhas angústias, minhas conquistas... corrigir simulado, fazer redação da Sher. Vou continuar fazendo as mesmas coisas, mas vai faltar a companhia dessas duas malucas. Vocês vão seguir outro caminho e eu esperava que isso demorasse mais um ano. Foi cedo demais. Cedo demais pra que eu me preparasse. Cedo demais pra eu conseguir assimilar o que estava acontecendo. Não me arrependo de nada, o que tinha pra ser feito, foi feito. Agora só nos resta arrumar tempo pra nos falar, porque a disposição transborda. Eu desejo do fundo do meu coração que vocês tenham muito sucesso, não vão ter essa coisa doida que sou, mas nada impede vocês de serem felizes.  Que vocês façam novos amigos, que tirem notas boas e se adaptem a tudo, que comprem várias cores de uniforme, que gostem dos professores e criem novas histórias por lá. Eu continuo minha vida no Sesi, mas meu coração está com vocês. Peço encarecidamente que não me esqueçam, pois eu nunca vou esquecer vocês. Amo muito as duas <3 Beijos da amiga Jaque! hahaha

O ano letivo de 2015...

Senta e pega o café que lá vem texto grande. Uma análise do ano de 2015, com base nos posts do blog e em minha boa memória. Em linhas gerais, esse ano foi único. Acho que nunca tive uma visão tão otimista quanto tive durante esse período. Talvez eu deva isso ao blog, criei várias metas e alcancei a maioria. A proposta do bimestre é escrever um texto subjetivo e sobre o ano, como eu era antes e como sou agora. Pra isso, vamos ao começo.
O primeiro bimestre. Foi o melhor em relação ao conteúdo, e o tema da oficina, inesquecível. Como não se interessar pela geração SESI, conhecer melhor a metodologia do colégio. Foi apaixonante, sem falar que foi quando eu tirei mais "E"s  na vida :D e ganhei a congratulação de melhor média no simulado ENEM. Esse ótimo desempenho só me motivou a me dedicar cada vez mais. Nessa mesma época começava o curso no SENAI e eu não fazia ideia do que me esperava.
O segundo bimestre foi outro que eu não quero, eu não posso e eu não vou esquecer. A rock 'n' sesi foi mágica, simplesmente por abordar um tema tão foda! Conciliar sesi e senai foi difícil, quase impossível. Infelizmente dei uma caída em relação ao simulado, maaas descobri uma paixão: cantar! E na festa junina cantei sozinha pela primeira vez. Tive a melhor equipe da minha vida, sinto falta até hoje.
O terceiro bimestre não está entre os melhores, minhas notas caíram e tive meu primeiro I. Quanto ao simulado, fui muito bem. Aliás, fui aprendendo a lidar com as questões, acertei 62 de 100. Quarto lugar no ranking. Gosto de ver os meus bons resultados, é tão gratificante. Você trabalha por algo e no final, tudo dá certo. Também tivemos o simulado da GOI, que fiquei em sexto. Voltando ao bimestre, aprendi um pouco sobre a área de direito e passei a admirar as profissões que ela elenca.
E agora, finalmente o quarto. Não posso escrever completamente porque não acabou, mas tive melhores resultados. E o tema da oficina me surpreende bastante a cada dia, achei que não ia me envolver tanto, mas estou adorando! 
Enfim, essas foram as percepções em relação ao colégio. Mas pessoalmente eu evolui muito também. A Jéssica lá do começo do ano tinha acabado de sair do primeiro ano, imatura, despreocupada.  Mas eu cresci de uma forma tão gradual, que eu me impressionei. E claro, novas amizades, algumas velhas que acabaram... Descobri um novo talento, aprendi que a melhor forma de estudar é criando uma relação de amizade com os professores, que as notas boas dependem exclusivamente do meu esforço, que música boa é boa sem importar o idioma, que construir um muro é divertido, até fiz um telhado junto com a equipe do senai, percebi que as pessoas do terceiro ano são mais que legais e que farão muita falta! Agora sei que o sesi é o lugar que eu deveria estar porque foi onde eu me encontrei. Muitas espectativas pro ano que vem! Esse ano foi maravilhoso! <3

Tão natural quanto respirar.


Assim que posso definir "cantar" pra mim. Tão natural, só sentindo a voz sair. Essa quarta feira, dia 25, foi o concurso "Garoto e Garota Sesi 2015/2016", onde, dentre vários critérios e diante de um corpo de jurados, um menino e uma menina entre os candidatos seriam escolhidos para representar o colégio. Não me inscrevi porque não me encaixo nos padrões e não apoio esse tipo de coisa. Enfim. Mas, estive ansiosa porque apesar de tudo, seria divertido ver todo aquele pessoal competindo. Duas semanas antes, meu amigo Sérgio, melhor pessoa, disse que a gente ia tocar no evento. Fiquei confusa na parte do "a gente" e ele explicou que eu ia cantar. Pois é, ele sabe como ninguém o quanto eu amo cantar. Mas esse assunto ficou uns dias esquecido, até que Thiago, outro anjo em minha vida, me chamou no face confirmando minha participação na banda, que conta com Millena, Mateus e a Gabi também. Super amigos <3 . Depois de dois ensaios, chegou o grande dia. O combinado era a gente fazer uma passagem de som, acabou não acontecendo. Tivemos problemas técnicos e parecia que ia dar tudo errado. Até que fomos lá fora, longe do barulho e oramos. Voltamos e um tempo depois tudo começou. As mãos suando, enquanto os candidatos eram apresentados. Foi muito bom, dava pra ver a determinação no rosto de cada um. Após isso, lá pela quarta música eu peguei o microfone. Confesso, quis desistir. Nunca cantei pra pessoas fora do colégio, mas eu comecei, não dava pra parar. até dava, mas seria muito mico né? hahaha! Só que aconteceu uma coisa muito louca: Eu não ouvia uma palavra do que estava cantando. O retorno era ruim! Imagina só o desespero, você não sabe se ta saindo bom ou não... Até subimos na passarela pra nos achar um pouquinho! Depois eu saí perguntando pra todo mundo se foi bom, por que eu não ouvi... mas foi uma experiência incrível, não tenho fotos nem vídeos, mas o que importava era viver o momento. A garota SESI ganhou mais que merecido, a Kaoanny é um amor de pessoa! Dia mais que especial, ficou marcado <3

Um desabafo.

Antes de tudo o que vem por aí, deixo claro que sou leiga em relação ao "ser feminista". Espero a reflexão de todos e não críticas sem fundamento. Pode ser que não se encaixe totalmente na proposta do blog, mas como o título diz, é um desabafo. Para abortar o tema, vou colocar uma situação. Se quiser, pode imaginar. Temos um ambiente, em que pessoas frequentam todos os dias, pessoas diferentes, vários biotipos. Homens e mulheres. Dentre elas, uma pessoa. Um fulano, que não se sabe o problema que tem, mas é diferente dos outros. Que todos desconhecem o que passa na cabeça, mas uma coisa se sabe: o fulano não sabe o que é "não". Sempre discute, ameaça ninguém leva muito a sério. E abusa. Uma vez ou outra tenta passar a mão, fazer um carinho, agarrar. “Não!” lhe é dito. Quem não é vítima dá risada, caçoa. Têm aqueles que dão palpite “logo para, é só dizer que não quer”, há também aqueles que podem fazer alguma coisa, mas não fazem porque “não é nada grave”.

Acontece que as vítimas se sentem mal. E ninguém entende até passar por tal situação.  Não foi a toa que o tema da redação do ENEM foi a violência contra a mulher. O assédio é um crime, uma violência que além de física é psicológica. O feminismo que eu falo aqui não aquele em que a mulher passa a agir como um homem, mas aquele em que a mulher não poder ser MENOS que um homem. Precisamos viver numa sociedade em que a mulher possa usar a roupa que quiser, sair a hora que quiser e ser o que quiser. Numa situação como a supracitada, o fulano deve responder pelos seus atos. Algo deve ser feito, ninguém pode aceitar o que acontece! Minha visão utópica é que numa ocorrência dessas, seja visto como um completo absurdo e que tenha punição. Mulheres têm voz! 
 

"Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto." - Francis Bacon

Com essa frase tocante, apresento meu tema. Amigos. Talvez eu ja tenha falado sobre tal assunto, porém tenho certeza que a percepção é diferente.  Desde o primário temos amigos na escola. No começo são apenas os coleguinhas de sala, e conforme o passar do tempo as panelinhas surgem. O tempo passa, pessoas saem da escola, pessoas entram. É fundamental essa relação, não consigo imaginar um indivíduo que passa a vida escolar sem amigo algum. Recentemente, ou quase, recebi a notícia de que minhas duas melhores amigas, minha "panelinha" vai me deixar. Elas vão mudar de colégio e isso é quase um crime, quando se trata de adolescência!!! Claro que eu entrei em desespero né. Eu sou muito apegada a elas, não sei o que fazer ano que vem. Ou melhor, não sabia.
Além delas tenhou vários outros amigos espalhados pelo colégio. A diferença do antes pro agora é que eu não dava tanto valor neles. Sim, todos os dias dou uma volta no pátio pra dar um oi pra cada um. Ex equipes, colegas de oficinas, pessoas que em algum momento marcaram minha vida. Quando recebi a tal notícia, pensei que ia ficar sozinha naquele colégio enorme, que minhas notas iam cair e eu ia entrar em depressão! Olha o tamanho do drama! Hahaha
Maaaas olhei a minha volta e notei que eu não vou estar sozinha. Pessoas muito importantes vão sair, uma boa parte delas. Amigos do terceiro ano e aqueles que escolheram outros caminhos. Mas também tem aqueles que vão ficar. Eu tenho toda a certeza de que o meu terceiro ano vai ser incrível, porque terá pessoas incríveis. Sozinha nunca mais!! 😚😘

Help!

Recebi meu boletim. Melhorei em algumas matérias, caí em outras. E teve aquelas em que mantive a mesma. História eu sou tricampeã em excelentes hehe. Mas nem tudo foi bom.
É com muita tristeza que eu comunico: tirei meu primeiro I. Não desejo isso a ninguém, sério mesmo ): 
Sempre planejei tudo, criei metas, me dediquei. Passei o primeiro ano inteiro sem tirar algum e no final do segundo me vem esse baque. Não tenho que reclamar, simplesmente lamentar. Parece que é pouca coisa, mas significa muito pra mim. Receber o boletim e em meio a tantas notas boas, um insuficiente grifado pra dar ênfase no erro. Estou decepcionada. Independente se foi um i de 0 ou 60%, ainda sim é ruim, ainda é uma nota abaixo da média. Agora não posso tirar i até o final do ensino médio, porque teve a primeira vez e com certeza foi a última.
Logo em produção textual! Redação!!!! Conta muito no ENEM cara ): 
#bad #correratrás #voltaB

Seja muito bem-vindo 4° bimestre!

"Quando amamos, sempre tentamos nos tornar pessoas melhores do que somos. Quando nos esforçamos para nos tornar melhores do que somos, tudo que nos cerca também se torna melhor." - Paulo Coelho.
Bimestre último do meu segundo ano, você chegou. Caramba como passou tudo tão rápido.  Parece que foi esses dias que eu escrevi meu primeiro post, falando da geração Sesi.
A frase que eu escolhi representa algo que dá certo, o amor está relacionado à dedicação na equipe para fazer algo melhor. Talvez eu tenha demorado um pouco a perceber de fato que a equipe não é boa nem ruim. Você não entra numa equipe certa, você faz ela dar certo. De que forma? Aceitando as diferenças de cada um, sabendo lidar com as dificuldades e aproveitando cada qualidade. 
Tenho muitas expectativas para esse bimestre, porque tentei ser o mais racional possível. Deixei de lado o tema da oficina e escolhi pelos conteúdos. Acabei caindo de paraquedas na Economic Times, onde o nome denuncia, é sobre economia. Preciso ser sincera, nunca fui fã de economia. Sempre achei um negócio meio chato, mas essa oficina veio para me mostrar as faces que ainda são desconhecidas. As matérias ja me conquistaram, achei ótimo isso. Agora é dedicação total pra conseguir notas altas e recuperar o bimestre anterior. 
Quanto ao pessoal da sala, tem apenas sete meninas! E é bem tranquilo de se estudar lá, porque é bem silenciosa. Isso é importante, silêncio é fundamental para um bom desempenho. Estou pressentindo que as notas vão ser boas. Ja tirei um B na primeira prova de física, espero continuar nesse ritmo!
Esse findi é o Enem, não vou fazer, mas desejo mais que boa sorte aos meus amigos! o ENEM não está preparado!!!
#ET #TemposdeEconomia #4Bim

Eu entendo direito.



Chegou ao fim mais uma oficina. Mais um bimestre acaba e somente um para o terceiro e ultimo ano. Caramba como passou rápido! E a Não Entendo Direito me ensinou algumas coisas. Não sei se posso as classificar como coisas boas. Depende do ponto de vista. Acho que nem todas as oficinas podem agradar 100% né. Mas não é tão ruim a ponto de eu não sentir saudade. Vou sentir saudade das pessoas, das palhaçadas, das várias idas e vindas nas escadas, do "da uma seguradinha aí" das amizades que vão tomar outros caminhos... Agora posso dizer que entendo direito sim, e que tem muito a se explorar nessa área. É incrível! Apesar de continuar não sendo uma opção de faculdade pra mim. Nesse terceiro bimestre fui muito bem nos simulados!! Yaaay! Mas nas matérias eu dei uma escorregada. Enfim, assim como várias, essa ficou marcada na minha história no sesi! Bye NED! 💞

Filosofei.

Olha só, o blog de visual novo!! Post no sábado por preguiça minha. Tema da semana, algo bem improvável vindo de mim. Sim! Humanas! Vamos falar de filosofia/sociologia.
Antes que me julguem, não sei nada sobre. Mas vamos lá. Tivemos um período de seminários sobre dois artigos nesse bimestre. Claro que eu quis morrer né, falando sério nunca engoli filosofia, imagina um seminário sobre.  Maaaas, como sempre, quebrei a cara. Motivo principal? Um cara chamado Sócrates. Abraço mano, te considero pakas! Sócrates é simplesmente incrível! E durante o artigo sobre ele eu queria mais e mais discutir sobre o julgamento. De uns tempos pra cá eu percebo esse interesse. Acho que a partir do momento que você presta atenção no que está a sua frente, tudo se torna mais fácil. Se eu escolhesse dormir ou fazer outra coisa, aquilo tudo seria chato e maçante.  E a própria filosofia só é interessante pra quem não tem preguiça de pensar e interpretar. E sociologia? 10 letras que me incomodavam! Sempre achei tudo muito mala, usava as aulas de sociologia pra adiantar tarefas acumuladas. O artigo de Durkheim me incomodou muito. Mas é óbvio que isso ia acontecer, porque tudo que sai do comum é estranho, incomoda. Eu não consegui concordar com ele, por mais que ele justificasse várias vezes o ponto de vista! Mas achei super interessante no final das contas, ainda temos que terminar um seminário e a Jessica do começo não é a mesma de agora. Não gosto de você Durkheim! Hahaha
Acima de tudo, é necessário abrir a mente pra novos conhecimentos!

Jessica. Simples assim.

Não! Esse não é um post relacionado ao colégio Sesi. Ou é. Você decide. Bom, depois de semanas fugindo da sexta-feira, olha quem chegou em plena Friday? Eu mesma. Mas se não é sobre o colégio, sobre o que é? Sobre mim. "Que egocentrismo é esse?!"Amanhã dia 19 é meu aniversário. Então você se pergunta: "E daí?" Well, vou tentar justificar minha decisão de tema da semana.
Todo ano, meu aniversário é muito importante pra mim. Sei lá, eu gosto de celebrar a vida. Não sou hippie nem bato palma pro sol, good vibes, nada disso. Mas eu acho legal, se eu pudesse faria uma festa gigante com todos os meus amigos e familiares todos os anos. E de uns anos pra cá, sempre faço um feedback do último ano. Por exemplo, fiz quinze ano passado, logo, pensei em tudo o que fiz e aprendi com quatorze. 
Eu passei essa semana meio feliz, meio triste. Pensativa, depressiva. Vou fazer 16 anos.Pra (quase) todo mundo é uma idade normal. Mas eu estou ansiosa como sempre. Vou poder votar!Mas... Estou onde queria estar? Com as pessoas certas? Com planos e sonhos certos? Ao mesmo tempo em que eu quero dar uma espiadinha no futuro pra ver se está tudo bem, quero dar um passo no escuro. Viver o hoje e o amanhã só Deus sabe. 
Sério, fiz uma boa reflexão. “A vida sem reflexão não merece ser vivida” já dizia Sócrates. Ou quem sabe ele nunca disse isso, maldita internet.
Tanto que até chorei na aula de química ontem. Chega a ser engraçado. As perguntas "Quem sou eu?" e "O que eu quero ser?" Me deixam confusa. Um exemplo disso: No começo do blog a maioria das pessoas falou um pouco de si mesmo. Eu questionei a ideia de ter um blog. Hoje eu continuo aqui e elas (algumas) pararam de escrever. Ou seja, elas sabiam quem eram, mas não pensaram no que queriam ser. O ser também é compromisso. Ser presente, comprometer-se em escrever toda semana. Mas quem sou eu pra criticar, o que é terapia pra mim, pode não ser para os outros. Viu? São ideias confusas, são seres diferentes. 
Depois de tanto pensar, no banho, na escola, no senai e antes de dormir, cheguei a uma conclusão: Sou um pouco de tudo. Cada pedacinho forma "eu". Por que? Porque eu não sou um ser definido! Não tenho filme, livro ou música preferida porque eu tenho medo de mudar de opinião. E no final acabo mudando. Nem cor preferida eu tenho pra se ter uma ideia. Talvez eu seja influenciável. Costumo ouvir certo tipo de música, mas se alguém me mostrar um estilo diferente é capaz de eu adorar! A playlist que esta tocando nesse momento "New Americana"da Halsey muda pra "Será" da Legião. Eu sei, é normal gostar de várias coisas. Mas em mim acho estranho. Será que em vez de vários gostos é pura indecisão? Pode ser. E hoje, meu último dia de 15 anos, eu tento saber quem eu sou. Quem eu sou agora, por que quem eu serei amanhã pode mudar, como tudo em mim. Esqueci de citar, mas eu tenho uma mania estranha. Odeio rotina, por isso quando eu vejo que algo caiu na rotina eu largo. Se eu faço uma coisa igual sempre, eu paro de fazer. Se eu encontro uma pessoa e ela não é diferente comigo, eu enjoo. Sei que é terrível, mas é bom. Isso ficou bipolar.

Apesar desse leque de gostos, sou feliz do jeito que estou. Com as escolhas que fiz. Estou onde queria estar. Podia ter feito uma ou outra coisa diferente, mas não vou me atrever a reclamar,porque eu já reclamo de tudo toda hora. E dessa forma eu finalizo o texto. Um pouquinho do que se passa na minha cabeça hoje. Que pode mudar sempre! Desculpe-me toda essa confusão. Chega de escrever Jessica! Vem logo 16!

MUNDO SENAI

Não é sexta, é domingo mas tudo bem porque sexta eu estava exercendo um papel importante, estava construindo um telhado! Oi? Isso mesmo! Nos dias 10 e 11 de setembro aconteceu o MUNDO SENAI, um evento muito esperado por todos que frequentam o senai, desde alunos até funcionários. É a chance que nós temos de mostrar o que nós aprendemos a fazer lá. Mas enfim, foi incrível! Eu queria que todo mundo que eu conheço tivesse ido, mas não são todos que se apegam a construção civil hehehe.
Nosso desafio era a competição de telhados, onde as 6 equipes disputavam qual projeto e execução era melhor. No começo eu fiquei emburrada, quem lê meus posts sabe que sem saber como funciona eu ja quero pular fora. E então iniciou na quinta de manhã, o céu parecia que ia cair de tanta chuva. Nossa equipe ficou bem no canto, onde pegava os chuviscos. Ficamos bem desanimados, a madeira atrasou e não tínhamos ferramentas. No final da quinta feira nosso telhado começava a ter forma e eu ja amava aquele projeto. Na sexta foi um dia de muitos acontecimentos, muitas emoções, desde um erro ou outro no telhado a estresse por causa dos votos. Mas no final tudo deu mais que certo, nossa execução ficou ótima. Ganhamos o terceiro lugar! Medalha de bronze! Na verdade eu ganhei um conjunto de brocas para furadeira! Kkkkk
Piadas a parte, foram dias inesquecíveis. Conheci pessoas maravilhosas que talvez nunca ia saber quem são. E conquistei experiência, aprendi desde pregar, lixar, até cortar madeira. Aprendi valores que vou levar pra vida! Como a gente cantou la "valeu a pena ê ê" só vem mundo senai 2016 💞

Simular um doce Enem

Olá queridos amigos, sumi por um tempo por falta de inspiração, ou vergonha na cara mesmo. O tema desse post é, nada mais nada menos, que o simulado dessa semana. Sim, eu ja escrevi sobre simulado PORÉM esse é diferente. Por que? Porque esse é mandado pela GOI e as matérias que caíram não foram pautadas para nós. Maravilha, padrão Enem de qualidade. Mas até fiquei surpresa, na minha humilde concepção eu fui bem. Posso estar errada, claro. Mas diante ao desespero que eu estava, eu poderia ter ido pior, a ponto de chutar o gabarito inteiro. Eu não estudei uma vírgula sequer, então o que eu sabia fazer foi conhecimento adquirido e não palavras meramente decoradas numa noite anterior. Isso não é incrível?!
Porque vejamos, se você tem uma prova e o professor passa uma matéria no caderno para estudar, você decora vai lá e faz. Mas quem garante que você aprendeu de verdade ou só decorou meia dúzia de conceitos? Ok, meu objetivo não é polemica. Vamos voltar ao objetivo desse texto. (Ops, qual o objetivo?) Eu preciso expressar a minha felicidade, bom, não sei se felicidade se encaixa, mas sabe... Essa realização, tipo, achei que eu ia me ferrar e em várias questões eu sabia exatamente o que estava fazendo. Acho que dedicação e determinação é a base de tudo. O esforço físico e mental é tremendo, mas se você focar você consegue. De certa forma me senti mais confiante. Primeira vez que eu passei por um simulado de enem de verdade (não desmerecendo os simulados bimestrais, mas neles a gente sabe o que vai cair) e consegui listar os pontos que preciso mudar e aperfeiçoar. Como administrar o tempo, tomar mais agua, coisas assim. Em resumo, o simulado foi de grande valia, acho que devia ter mais um no fim do mês, mas não vai acontecer #sonhaJessica. E é isso. 💞

Código de conduta

Essa semana, terça-feira, vimos o filme da oficina. Não consigo colocar em palavras tudo o que esse filme me causou. Até chorei. Mas vamos entender o porquê. O nome do filme é Código de conduta, com Gerard Butler interpretando Clyde. Bom, ja no começo do filme, acontece um assalto na casa do cara, onde dois bandidos o agridem e o imobilizam, o deixando impotente para reagir ao que vem a seguir: eles estupram e matam sua mulher e filha. Mesmo que as cenas tenham sido censuradas, eu me senti muito mal, fiquei realmente em pânico. Ao decorrer do filme, podemos ver como a justiça procede perante ao crime, e como Clyde fica revoltado ao passar dos anos. Tanto, que resolve fazer o que chamamos de "justiça com as próprias mãos". Durante todo o enredo ficamos na dúvida de que lado ficar,  da polícia ou do pai.
Acho que apesar das cenas fortes que me deixaram perplexa, esse filme foi muito bem escolhido para a oficina. Um crime como esse acontece na vida real, e nem sempre a justiça acontece. Por isso, nessa oficina temos que analisar, e se fosse a nossa família? E se fosse a gente resolvendo o caso? Como portar-se diante da situação?  Fiquei curiosa, porque discutimos bem superficialmente na sala, espero que tenha um debate mais a fundo. E a minha opinião sobre o filme, é desumano matar o criminoso e outras pessoas inocentes, mas se ele não fizesse isso, muito provavelmente, seria só mais um caso que seria esquecido, ele teria que lidar com a dor sozinho enquanto o delinquente vive normalmente. Por isso que ficamos meio em cima do muro na hora de decidir em que lado ficar.

Escolher...

Não sei bem se alguem ja escreveu sobre isso, mas nas conversas que tenho comigo mesma ( não sou doida, todo mundo fala com a própria consciência!) eu sempre me pego selecionando o que vou falar e agir. Ou seja, sempre estou fazendo escolhas. E esse é o tema que pensei em abordar esssa semana.
As escolhas estão totalmente ligadas ao rumo que a nossa vida vai tomar. Às vezes, nos arrependemos e até pensamos "será que poderia ter sido diferente?" ou chegamos exatamente onde queríamos estar. Quase sempre  terá algo, alguém ou alguma situação que nos desvie da opção inicial. Como por exemplo, eu não tinha intenção de estudar no sesi, porém fiz essa escolha por causa de amizades fortes. Que bom que não me arrependi.  E ja que entrei no assunto amizade, agora que tem essa fase de ensino médio, é normal que as escolhas sejam diferentes. Quando tivemos que decidir o curso técnico que íamos fazer, eu quis edificações, já minha melhor amiga quis administração. Foi meio complicado porque queríamos fazer juntas, mas queremos faculdades distintas. Cada uma designou o que lhe convém.
Portanto, é fundamental que essas tais escolhas sejam muito bem tomadas. Desde o momento em que você acorda, até a hora que vai dormir, você está seguindo diferentes caminhos. Por mais que os outros tentem te convencer do contrário, sempre faça aquilo que é correto. O futuro depende disso, e é sua escolha se ele vai ser de sucesso. Quem acredita sempre alcança! Eu escolhi vencer ✌😄

I am back!

Voltei! E respondendo ao ultimo post, o blog continua sim! Estou realmente muito feliz com isso!
E nessa segunda voltamos às aulas. Tenho varias coisas a comentar, sou uma mosquinha e observo tudo! Hehehe
Bom, primeiramente, o colégio está em um novo prédio o que é muito bom porque antes me dava claustrofobia. O unico problema é que eu moro super longe, fora isso ta tudo certo. 
Sobre a minha sala, uma palavra: maravilhosa. As equipes ficaram ótimas, tenho vários amigos por lá, amigos do senai, da Igreja, gostei muito mesmo. Espero que os trabalhos saiam tão excelentes quanto a turma. Quarta ja tirei meu primeiro E, junto com a equipe. O legal é que eles são bem tranquilos e é facil trocar as ideias, acho que vamos dar certo.Mas falando da sala em si, tem até uma varanda, que chique hahaha.
Tivemos até a visita do Bispo! Dom João foi deixar uma benção no "novo" colégio, foi bem simpático, um amor de pessoa. E pra minha surpresa, declamou um poema que amo! E agora, José? De Carlos Drummond de Andrade. Foi muito especial pra mim, apesar de rápida a visita.
A oficina foi um tiro no escuro. Sendo sincera, não a escolhi pelo tema, se pudesse, teria fugido dela. Eu a escolhi por causa dos conteúdos em primeiro lugar, e depois analisando as pessoas que estavam nela. Sei que esse não é o objetivo, mas estudar numa sala que você não se relaciona bem com as pessoas acaba prejudicando a aprendizagem. E direito não é e nunca foi algo que pensei em cursar, sempre coloquei na lista de "coisas que não quero fazer". Por isso vai ser bem interessante, vou conhecer um pouco mais da área e ter a certeza de que não é isso que eu quero ou quem sabe, pode tornar uma segunda opção.
Do terceiro bimestre eu espero total dedicação da minha parte, que acho que ainda não está 100% e que eu consiga conciliar com o senai, sem me desgastar tanto. E organização please! Preciso procurar temas pro blog urgentemente!
Que tudo dê certo, sem desanimar! ☝☝

Programação das férias!

Passou a sexta-feira e continuei com a dúvida: o blog vai continuar? Porque tudo começou como uma atividade avaliativa do 2 bimestre - lembrando que adorei a experiência, a melhor estratégia de avaliação é quando causa o prazer em fazer algo. Assim, você vai bem no que faz, pois se sente bem. - e agora que as tão esperadas férias chegaram, não sei bem o que fazer. Deixo a pergunta: "continuo ou não?"
Mas, como ja traz o título, resolvi escrever um pouco da rotina das férias. Pois é, fiquei com saudade de escrever. Tem pessoas que aproveitam essa época para viajar, sair e voltar super tarde pra casa. Eu não fiz isso. Escolhi me "desligar" um pouco da rotina, do mundo la fora. Afinal, eu não saio de casa.  Férias também é cultura, por que não?
Fiz uma seleção de livros para ler antes de dormir, o que é ótimo, porque ler enriquece o vocabulário, melhora a escrita, a dicção, entre outros benefícios. Sem contar nas centenas de vidas que vivemos nas histórias! E pra quem odeia os livros "de papel", existem versões em pdf de alguns exemplares. Da pra ler sem largar do celular hahaha. Também estou vendo alguns filmes, porque gosto bastante. É interessante ver legendado, assim eu melhoro meu inglês, a pronúncia, o vocabulário e tal. E arrumei uma playlist no youtube, com dezenas de músicas que eu nunca tinha ouvido, músicas que amo, que ouvi uma vez e nunca mais. Algumas que aprendi a gostar na oficina passada. Outras que pego na timeline do facebook. Ou sugestão dos meus pais e amigos.E aqueles classicos de sempre, The Beatles 🎧
E também usei esse tempinho de férias para fazer coisas que antes não tinha tempo. E claro, to descansando muuuuito, porque a rotina sesi/senai vai voltar. Eu reclamo, mas eu gosto😁  e acho que esse recesso foi mais como uma pausa, tipo um "relaxa um pouco, você está começando a desmoronar".  Porque quando você se sobrecarrega, parece que nada sai bem feito. Enfim, as férias estão ótimas, essa semana volta o senai e estou metade animada metade com medo. Mas em outro post falo sobre isso. 😙

Festival julino

No último dia 10 aconteceu nossa festa julina, e junto com ela, o festival de rock da oficina rock 'n' sesi. Duas coisas: Foi incrível e não saiu nada como o planejado. O começo de tudo isso foi quando separaram na oficina as funções de cada um. Os alunos ficaram divididos em diferentes cargos, organização, decoração, figurino, bandas, enfim. Fiquei na banda, mas já eu volto nisso. Cheguei 6:30, tinha poucas pessoas, mas logo a galera foi chegando. Infelizmente aconteceram alguns imprevistos e a festa que era para começar às 07:30, começou às 09:30.
Ainda bem que depois disso tudo correu como devia ser. A banda The rolling Sesi abriu e depois, veio a Sala 17 (minha banda!) com a música piloto automático, que grudou na minha cabeça. E as duas bandas se alternaram para animar o nosso público, apesar de ser pouco, ja que duas salas decidiram não ir(?).  Depois teve comidaaaa e pra finalizar, uma quadrilha.
Ja eu, cantei. Algo que se me contassem no passado e jamais acreditaria. Algo impossível de vir de mim. Mas veio,foi uma daquelas experiências que eu guardo do Sesi. E teve aprovação do pessoal, ja que tive incontáveis "parabéns". Agradeço a cada um deles, galera vocês fazem a diferença! Eu amei, se pudesse faria de novo e novo. Assim como amo escrever, descobri que amo cantar.
E a banda... Não sei o que vai acontecer. Não sei se acaba aqui, não sei se continua. Não sei se vão se formar outras bandas a partir dessa.  Só sei  de uma coisa: esse dia vai ficar pra história 

That's all folks!

Semana que vem chega ao fim a oficina Rock 'n' Sesi e confesso que não estou preparada. No começo, tive receio de entrar para essa oficina, sempre tive uma chama acesa de amor por rock, mas nunca a alimentei. Eu sabia o básico do básico. Mas resolvi mergulhar de cabeça.
Melhor decisão que eu podia ter tomado. Aquele receio ja foi embora no primeiro dia, quando na aula de biologia tivemos que fazer uma paródia e apresentar pra sala. Perdi a insegurança e junto com a minha equipe, cantamos a bendita paródia. Foi sucesso! E ao longo do bimestre, fomos aprendendo mais e mais sobre esse estilo musical, peguei novos gostos, como música made in Brazil, aprendi muita coisa. E tudo isso sorrindo né, ja que sou apaixonada por música. Mas, não seria tão bom se não tivesse a minha equipe linda 😀 com eles chorei, dei muita risada, criamos piadas internas. Demos muito certo. Eu não queria me separar deles, mas infelizmente são as regras. Mas voltando a oficina, a rock 'n' sesi me proporcionou enxergar um lado do rock que eu não conhecia, o rock como instrumento de manifesto. As letras, as vezes escondidas, outras vezes bem explícitas, criticando o contexto histórico. Por mim, ficaria pra sempre nessa oficina.  E ainda tem um fato importantinho: aquela paródia lá do começo da oficina me rendeu um lugar como vocalista na banda da sala 💘 Agradeço de coração quem teve a ideia de trazer a rock esse ano, posso dizer que mudou minha vida. 🎸🎤

Férias???

O final do bimestre está chegando e eu estou ficando doida! Essa época é a pior de todas! Muitos trabalhos, provas todo dia... A semana que vem está absurdamente lotada, não sei nem se vou dar conta. E ainda tem os "a mais" como a finalização da oficina! (Vem aí um super post sobre a finalização, aguarde 😉) As matérias estão difíceis e os trabalhos extensos. Não está sobrando tempo para preparar tudo. Essa semana apresentei dois seminários que posso considerar os piores da minha vida. E sem contar o Senai, repleto de provas. Cade o tempo pra estudar? Eu vivo falando que o meu dia tinha que ter 30 horas pra conseguir dar conta de tudo. Ouvi alguns amigos criticando os professores, na minha opinião, eles tem que entender que os professores também tem prazos e estão fazendo de tudo pra ninguém ficar de recuperação. Se não aguenta, sai do colégio, não coloque a culpa nos outros. 😕
Além de tudo, há o desgaste físico. Meu corpo está podre, não consigo dormir direito, é tanta coisa que eu tenho dor de cabeça quase sempre. E eu ando muito estressada com todo mundo, descontando meu cansaço nos outros. Espero que depois dessa fase eu melhore.
Férias, ja posso te ver! Têm mais duas semanas no Sesi e uma no Senai! Agora é lutar contra a recuperação e garantir notas boas. Não é fácil, mas é possível. E como a diretora ja disse, só vai piorar daqui pra frente. Dada a largada na corrida contra o tempo! Ráaaa!

Rock 'n' desfile!

Dia 26/06, aniversário da cidade, aconteceu o desfile cívico, que reuniu desde escolas municipais a empresas, grupos de dança, de música, enfim. E esse ano, o colégio SESI marcou presença! O pessoal da robótica levou um banner e os pequenos robozinhos nxt, a galera da oficina "Liberte-se"  foi cheia de cartazes contra o preconceito. A oficina "Entre Pregos e Cavacos" levou uma casinha no caminhão,  os meninos do futsal estavam representando o time campeão municipal. E claro,  minha oficina Rock n sesi, que além dos cartazes com letras de protesto, teve alguns alunos com camisetas de bandas como linkin park, guns n roses, matanza, RHCP, e euzinha de Ramones! O que me decepcionou um pouco foi o fato de tentarmos cantar alguns rocks e o povo não saber nenhuma letra. E alguns indivíduos que começaram a cantar funk e fazer bagunça. Mas tirando isso, foi bem interessante. Acordar cedo foi difícil, ir encontrar o pessoal naquele frio, pior ainda. Mas valeu a pena, respresentar o colégio pra cidade inteira não tem preço. Chegamos ao meio do ano e ja tive várias experiências culturais, e o desfile foi uma delas! Será que tem uma próxima vez? Haha, curiosa pra saber! Família Sesi ❤😚

Aqui tem família ❤



Deixei de postar na sexta porque o tema aconteceu nesse sábado. Como o título denuncia, estou falando da super torcida do colégio SESI, que dessa vez marcou presença no FEMUCAM - Festival de Música de Umuarama Capital da Amizade - para prestigiar a banda Sala 16! Um grupo de quatro professores que escolheram dar show fora das salas de aula. Jovens, descontraídos, uns tem filhos, outros não. Um na batera, outro no baixo, e um na guitarra outro no vocal. Educação Física, Filosofia, inglês e história. Quatro amigos, que em sua primeira apresentação, la no cirsesi, ja conquistaram o coração de seus alunos.  Sala 16, um nome que surgiu de um mistério, todos querem saber onde será essa sala. Primeira escola com banda de docentes Ráaaa!
Esses tipos de evento me contagiam sempre, gosto demais. E essa banda é o orgulho do colégio, não só por serem a única banda de lá, mas porque, quando eles tocam, a gente sente uma emoção sem igual. Fico pensando no que eles devem sentir naquele momento... Somos uma verdadeira família. Sinto a amargura de saber que ano que vem é meu último ano no Sesi. 
Infelizmente, eles não se classificaram para a final. Mas só de tocar lá ja deve ter valido muito. Nos acrescentou culturalmente, confesso que nunca tinha ido ao femucam, e no evento teve algo que presenteou minha noite.  Uma compilation com clássicos do rock, como we will rock you, highway to hell, sweet child o' mine,  it's my life,  another brick in the wall e se teve alguma outra não me lembro. Melhor noite ever! Amei! 😆


Senai, como amo.

O senai voltou há duas semanas e eu preciso dizer, superou expectativas! Ta mais dificil? Sim. Porém, mais legal!!! Agora estamos tendo aulas de cálculo, amo exatas. E...alvenaria! Sim, finalmente aquele povo que nos chama de pedreiro está certo. Estamos batendo massa literalmente. É muito divertido, uma coisa é você estudar a teoria bonitinha na sala com ar condicionado, outra é você torrar no sol e aprender na marra. Descobri que até levo jeito pra isso! Vou tentar tirar umas fotos dos nossos murinhos hahaha. Estou cada vez mais confiante em relação ao curso, é isso que eu quero mesmo e olha, 25% ja foi! To feeeeeliz 

Simulado, doce simulado

Doce como limão só se for.  Tudo começou no domingo de manhã, quando comecei a separar algumas matérias pra estudar. Imprimi algumas folhas, dei uma lida, grifei... Beleza. Na segunda-feira, tivemos uma palestra que começou 20:00 e terminou 22:00! Ou seja, de manhã sesi, de tarde senai e de noite palestra! Eu estava muito cansada... Acabei nem estudando. Na terça, acordei cansada e fiz a mesma coisa, sesi-senai-palestra. Resultado: no dia do simulado eu estava cansada e não tinha conseguido estudar! E detalhe: a matéria estava mais difícil que bimestre passado. Acertei apenas 46 questões de 100. Fiquei muito chateada, não esperava que fosse tão mal😢 Bom, agora é correr para recuperar tudo. To muito triste mesmo.

Uma xícara de poemas, por favor.

Estou impressionada. Admirada. Obrigada aulas de literatura! Como todo bimestre, tenho um trabalho sobre livros que caem nos vestibulares. O livro da vez é a antologia poética de Carlos Drummond de Andrade. Nunca tinha feito seminário de poema, não fazia ideia de como começar. Mas google existe Jessica! Então fui procurar a analise de alguns poemas, peguei o livro na escola e bora estudar. Um poema mas lindo que o outro. Sinceramente, que maravilha! Estou descobrindo um mundo que jamais tinha pensado em visitar.  Claro, não sou a interpretadora perfeita, ainda procuro os significados. Mas você lendo cada verso, você almeja saber o que o autor quis dizer com aquilo! Os melhores daqueles que li foram Ausência, Para Sempre, Quadrilha e o que escolhi para meu trabalho No meio do caminho.
Vou continuar lendo e descobrindo novos poemas instigantes 😁
Agora um poema que achei super minha cara:

VERBO SER

Carlos Drummond de Andrade

Que vai ser quando crescer?
Vivem perguntando em redor. Que é ser?
É ter um corpo, um jeito, um nome?
Tenho os três. E sou?
Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?
Ou a gente só principia a ser quando cresce?
É terrível, ser? Dói? É bom? É triste?
Ser; pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?
Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R.
Que vou ser quando crescer?
Sou obrigado a? Posso escolher?
Não dá para entender. Não vou ser.
Vou crescer assim mesmo.
Sem ser Esquecer.

E agora José?

Citando Carlos Drummond de Andrade no título hehe to aplicada, li a Antologia Poética, super recomendo. Mas enfim. Hoje é sexta, dia de post novo, mas essa semana foi like a jet e quando vi, não tinha terminado os projetos. Estive enrolada com alguns trabalhos e as provas, mas logo eu posto! 💋💋💋

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

Ja comecei essa postagem cedo porque é impossível escrever tudo num dia. Essa semana eu dedico para escrever sobre algo, ou melhor, alguém, vários "alguéns", que fazem parte da minha rotina escolar. Professores. Claro que,como se trata de professores,  eu levaria meses para terminar esse texto, por isso vou tentar falar um pouquinho de tudo.
Antigamente, ser professor era o que a maioria das crianças queriam ser quando crescessem. Hoje em dia, sabemos que a realidade é outra. Por varios motivos. Mas de uma forma geral, porque eles não recebem o valor que merecem. Essa é a mãe de todas as profissões. Para um médico ser médico, ele teve um professor. Então por que vivemos nessa injustiça?
Estive acompanhando as manifestações dos professores da rede estadual, e até ja faz um tempo, mas eu preciso ressaltar. Não há palavras que descrevam a atitude terrível do governador e daqueles deputados. Aqueles educadores que estavam lá são verdadeiros heróis. Eu sempre vou admirar os professores. Acho que educar, ensinar, independente de salário, mas o simples prazer de fazer a diferença na vida das pessoas, é algo maravilhoso. Ja ouvi algumas pessoas dizerem que dão aula por amor à profissão, porque o salário não é muita coisa.
Agora, algo mais do que eu vivencio. Um pouco sobre osmeus professores. São os melhores.  Tenho que agradecer muito por ter eles, muita gente reclama dos que tem, ja eu não tenho o que reclamar. Não sei se a metodologia do colégio ajuda, mas eles são muito legais, não existe aquela barreira enorme de "você é o aluno e ele é o professor supremo que você não deve dirigir a palavra se não for duvida sobre a matéria" há algo a mais envolvido. As matérias nos são passadas normalmente, mas ocorre uma interação com os alunos, de forma que a aula não fique chata e maçante, onde só eles falam e os alunos ouvem.  Além dos planejamentos das aulas, que incluem uma variedade de atividades para envolver quem está aprendendo. Para aqueles que não gostam de seus professores, que tentem olhar com outros olhos. Eu passei por isso, hoje eu gosto de todos eles, tem alguns que eu converso mais,  outros menos, e isso me ajudou até a perder a timidez e expor as dúvidas que antes guardava só pra mim.
"A primeira fase do saber é amar os nossos professores" Erasmo

Congratulação

Pensei em esperar até a próxima sexta-feira para postar, mas está longe. No ultimo dia 22, a pedagoga do colégio e grande amiga Alline me encontrou no corredor e disse que tinha uma surpresa pra mim.  Má ideia, já que desde sempre sou desesperada, passei a manhã inteira numa angustia. Até procurei o Rafa ( o monitor) e tentei arrancar alguma coisa dele, mas pelo jeito o segredo era absoluto. 12:00 e nada. E então, Alline e Rafa entram na sala. Respirei fundo. Falaram sobre desempenho e tal, até chegarem no assunto: simulado ENEM do primeiro bimestre.
Na hora não entendi. Na minha concepção eu tinha ido bem no simulado, mas não tão bem! Deixa eu explicar. Eles simplesmente anunciaram que a minha pessoa (sim, eu mesma 😨) tinha ficado em primeiro lugar nas médias do simulado. Dentre todas as médias, eu alcancei a maior!
Não sei como descrever, me sinto surpresa, orgulhosa, é um estado de espírito maravilhoso quando você vê seus trabalhos dando resultado. Claro, não tive o maior numero de acertos, se não tinha ficado em quinto. Mas ja é uma vitória! Imagina no Enem, no Pas , no vestibular! Agora que ja provei minha capacidade, tenho que continuar estudando e me esforçando! Vem vestiba! #Tofeliz

Escolha de faculdade

Seguindo sugestões da professora Sher, aqui nasce mais um post. Ja falei  um pouco sobre a escolha de profissão, e hoje vou falar sobre como eu cheguei a essa opção. Como ja disse, não saiu do nada. Acho que sempre gostei disso. Quando passei a ter uma noção de que precisava fazer alguma faculdade, comecei a prestar atenção no mundo a minha volta. Alguém me disse que devia analisar o que eu tinha facildade, o que eu gostava de fazer.  Logo pensei: gosto de calculos, gosto de medidas, sou bem criativa.Decidi fazer arquitetura. Assim, de repente. É... Eu pensava que era o que eu realmente queria. Quando estava no sexto ano, tinha uma atividade, onde eu deveria escolher alguém que eu admirasse e escrever uma biografia desta pessoa. Meus amigos escolheram pessoas do mundo da música, do cinema... E eu fiz a biografia do Oscar Niemeyer, o maior arquiteto deste país, infelizmente ja falecido.  Passei alguns anos com arquitetura e urbanismo em mente. Até que meus primos fizeram vestibular e ingressaram na faculdade de engenharia civil. A principio, eu só conhecia o nome desse curso. Mesmo assim, me despertou curiosidade. Além de pesquisar um pouco na internet, falei com meus pais. Assim que soube um pouco mais sobre a função de um engenheiro, analisei a situação. Desde sempre, ja não gostava de desenhar logo fazer projetos arquitetônicos seria chato.
Decidi então que Engenharia era tudo o que eu buscava 💞 e sempre que posso, procuro saber mais e mais sobre essa profissão. Ja tive minhas duvidas, mas hoje em dia tenho certeza dessa escolha. O segredo para conseguir escolher o que fazer é buscar conhecimento. Você não pode querer fazer algo que desconhece. E nem sempre a primeira opção é a correta. Por isso você deve analisar os seus gostos e habilidades para não errar e se arrepender la na frente! 😊

Musica brasileira, baby!

Desde sempre, as músicas que venho ouvindo são em inglês. Não tenho um motivo específico, mas é assim. Claro que não tem uma aceitação, eu sempre acabo ouvindo algo como "você mora no Brasil, tem que ouvir música brasileira!" ou "você nem sabe o que eles falam".  Mas vamos ao meu objetivo. Essa semana assisti o filme da oficina, e li o livro também. E olhando algumas músicas da Legião Urbana, percebi que conhecia boa parte delas. E logo pensei: será que eu acabei generalizando todas as músicas em portugues, sem distinguir que algumas podem ser boas de verdade? Aí entra aquela polemica "então você acha que as brasileiras são ruins em boa parte?" Não. Mas eu acabo colocando como boas e ruins as que gosto e as que não gosto. Defeito meu.
Enfim, decidi abrir minha mente. E acabei passando a semana inteira ouvindo rock nacional e MPB. Caramba, que avanço. Mas vale realmente a pena, assim como algumas músicas internacionais que eu amo pelas letras lindas e inteligentes, existe um infinidade de músicas do nosso país que são incríveis! Acabo deixando uma dica: não permaneça só no seu mundo, experimente coisas novas!

O que eu quero?

Sei que é um pouco estranho e é precipitado da minha parte querer falar sobre isso, afinal, ainda não estou no ultimo ano e não vou fazer vestibular agora. Mas senti a necessidade de dar opinião sobre isso. Desde que entramos na escola, sempre nos perguntam: "o que você quer ser quando crescer?" E quando pequenos, podemos até fantasiar. Cantora, astronauta, famosa, até princesa eu ja quis ser. Mas chega uma certa idade, não definida claro, que você sabe exatamente o quer exercer. Você olha pra uma profissão e pensa "eu quero fazer isso pro resto da minha vida". E é uma escolha sua. No meu caso, escolhi Engenharia Civil. Não saiu do nada, pesquisei muito pra chegar a essa opção. Diariamente ouço varias opiniões negativas como: "tem certeza? É matematica pura" "engenharia dá grana, por isso você quer né" "você não precisa fazer isso para agradar seus pais". Isso me incomoda, mas nao me desanima. Eu estou segura do que quero, independente dos prós e dos contras. Sei que envolve muita matematica, e eu dou graças a Deus por isso, ja que é uma das matérias que amo. E meus pais me deram liberdade para escolher o que eu quisesse fazer, desde que eu fizesse uma boa faculdade. Com essa parte de "escolher a profissão" ja concluída, só falta chegar ENEM e vestibular da UEM. 👏😙
Só pra finalizar, vi muitos amigos meus que estão com problemas relacionados ao que ja citei acima. Um exemplo é um amigo que vai fazer uma faculdade por vontade do pai dele. Acho isso errado, por mais que seja uma situação complicada, se ele não gostar, vai ser infeliz. Se você trabalha sem sentir o prazer, o gosto de fazer aquilo, você se torna escravo do trabalho. No curso do SENAI, vejo pessoas que estão lá por obrigação, que acabam fazendo os trabalhos com má vontade. Não é esse o caminho. Você deve fazer o que realmente quer e não o que querem por você. 💋

São elas!!!

Não dá pra falar de SESI se não falar de amizade.  Essas pessoas fazem muita diferença em praticamente tudo. Gente! Sabe aquele dia que você não ta bem mesmo? É muito bom chegar e receber um monte de abraços, abraços sinceros.  É bom poder contar com alguém. E não só uma pessoa, são quase como um time 👄  amo forte! 💞

Parar e refletir

Segunda feira não fui na aula. Válvula de escape para desenvolver um pensamento que rendeu a semana inteira. No primeiro bimestre, minha equipe não deu certo. Eu sei, nem sempre vai ser tudo às mil maravilhas, mas realmente não rolou. E eu dei muito de mim, mais do que precisava. Acostumei a me desdobrar pra fazer tudo. Ja no segundo bimestre tudo mudou. Isso porque agora minha equipe é completamente diferente. Todos fazem. Exatamente todos. Somos uma ótima equipe. Não estou reclamando, claro que não. Só parei e pensei um pouco sobre isso. Agora eu não preciso fazer a maioria das coisas, perder algumas noites de sono, agora sim estou em uma equipe de verdade!
Baseando-me nisso, comecei a pensar sobre mim. Estou me adaptando com a equipe, ótimo. Mas individualmente, acho que falta algo. Não sei bem, parece que eu tenho um potencial, mas não consigo atingi-lo.  Essa semana peguei uma lista de exercícios de química e quando vi ja tinha feito 12 exercícios na aula, enquanto alguns amigos estavam nos 6, 7 exercícios. Então, é fundamental que eu olhe melhor pra isso, ja que eu posso fazer mais. Mudar pra melhor, procurar evoluir. Yeah!

Processos Construtivos

Agora, tirando o foco do sesi, vamos falar de Senai!  Quinta-feira é dia de processos construtivos, uma unidade que nós trabalhamos a parte pratica também. Essa semana teve visita tecnica na obra do novo senai. Eu e minha equipe medimos um muro. E olha, foi dificil. Como só chuva cai do céu, tivemos que entrar no meio do mato. E ainda por cima tinha uma ratazana lá! Mas conseguimos terminar o serviço, tudo ok. Gosto bastante de trabalhar em equipe, principalmente com a minha hehe. Falando sério, eles são ótimos. Cada um deles apresenta uma vontade incrivel de fazer dar certo. Estamos no caminho!

Geração SESI

Essa semana terminamos a ultima atividade de finalização da oficina Geração Sesi. Não queria que acabasse. No começo do ano, me colocaram nessa oficina, não era minha primeira opção, aliás, nem me chamou atenção na venda. Mas deixei por isso. O tempo passou, as atividades foram surgindo, e eu fui entendendo que não havia outra oficina que eu deveria estar. A geração Sesi fez parte de mim. A cada desafio que me era proposto, eu entendia que eu pertencia àquele lugar. Foi muito bom estudar sobre o colégio. Compreender que implantar uma metodologia inovadora foi algo mais que lucrativo. A forma de ensino do sesi é uma das melhores do mundo. Posso afirmar isso com certeza. Foram 15 mil alunos.Como ja dito, essa semana gravamos o video da finalização. Citamos Paulo Freire, que dizia que a educação não muda o mundo, mas muda as pessoas. E as pessoas mudam o mundo. O SESI não vai mudar o mundo. Mas vem mudando pessoas. Que podem e vão fazer a diferença. Eu sou a geração SESI! ❤

Comecemos do começo...

Confesso que de primeira, achei absurda a ideia de criar um blog para relatar a rotina no colégio. Contar sobre os conteúdos, o que mais gosta e o que não suporta. Perguntei então: "Por que? Para que?" Por que fazer algo assim? Ninguém vai ler afinal. E aqui estou. Arrisquei a sorte. Até que gostei da experiencia. Fazer um site do meu jeito, onde eu posso expressar o que quero. Se alguém vai ler, isso não sei, mas a minha parte está feita. Declaro aqui, o começo do meu blog ♥
 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré